Instituto Pensar - Maia diz que proposta do adiamento das eleições pode ser votada nesta quarta (1º)

Maia diz que proposta do adiamento das eleições pode ser votada nesta quarta (1º)

por: Nathalia Bignon


Para ser aprovado na Câmara, a proposta precisa do apoio de 308 deputados, em duas votações

Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/20, que prevê o adiamento das eleições municipais poderá ser votada nesta quarta-feira (1º) pela Câmara dos Deputados. A afirmação é do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que confirmou nessa terça que o diálogo sobre a proposta está bem encaminhado com os líderes.

Maia afirmou ainda que não há nenhuma negociação para vincular a votação do texto sobre o adiamento das eleições e a MP 938/20, que cria auxílio financeiro de R$ 16 bilhões para estados e municípios. "Acho um erro juntar uma coisa à outra, e só não foi votada porque havia outros projetos na frente”, disse o presidente.

O texto, aprovado na semana passada no Senado, prevê que o pleito seja realizado nos dias 15 e 29 de novembro, em vez das datas oficiais de 4 e 25 de outubro.

Para ser aprovado na Câmara, no entanto, a proposta precisa do apoio de 308 deputados, em duas votações. A pressa acontece porque no sábado (4), termina o prazo para políticos compatibilizarem-se para a disputa dos municípios. Daqui a alguns dias, em 17 de julho, começará oficialmente o recesso parlamentar.

Centrão nas eleições

A aprovação da proposta depende, agora, do encaminhamento do chamado Centrão. Deputados que formam a nova base aliado do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) têm rejeitado a proposta para barganhar mais ajuda para estados e municípios, como o direcionamento dos R$ 5 bilhões para prefeituras enfrentarem a pandemia da covid-19 e a retomada da propaganda partidária no rádio e na TV.

O centrão é formado por partidos como PP, PL e Republicanos que, juntos, representam a maioria da Câmara e que têm oferecido apoio em troca de cargos na gestão federal.

Se a proposta for aprovada como está, a PEC será promulgada pelo Congresso. Se for rejeitada, vale o calendário atual, com a realização do primeiro e do segundo-turnos em 5 e 25 de outubro, respectivamente.

Com informações do UOL.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: